Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Vida de interno

(Conteúdo extra da reportagem "Sob Medida", nas págs. 6 a 9 do Folhateen de 15/6)

Daniel (nome fictício), 18, está internado na Fundação Casa pela terceira vez. Nas três, a causa foi o tráfico de drogas - vendia cocaína e crack, atividade pela qual chegava a receber até R$ 150 por dia.

Entre as causas das infrações que cometeu, o garoto aponta a separação de seus pais, há cinco anos. "Minha família virou de ponta cabeça", diz. Tem oito irmãos e saiu de casa há mais de um ano.

E o que há de bom, na internação? "Nada", o menino responde, "tem tudo de ruim". O melhor dia, explica, é o domingo, em que seu pai o visita por algumas horas.

Apesar de não gostar da vida regrada e contida que leva hoje, não tem nenhum plano para quando for livre. Não passou da sexta-série, na escola, e nem pretende passar. E o conselho que dá aos outros garotos que estão nessa vida: "Enquanto é de menor, vai na fé, vale o risco".

Será que vale mesmo? Leia a reportagem "Sob medida" no Folhateen de hoje (15/6) e tire suas próprias conclusões.

Escrito por Diogo Bercito às 19h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Segunda-feira (15/6), no Folhateen

Sob Medida

Conheça a história de jovens que perderam a liberdade ao cometer infrações como roubo e tráfico de drogas

 

Belezas contidas

Na unidade feminina da Fundação Casa, usar maquiagem é privilégio a ser conquistado

 

Como funciona a caixa-preta

Infográfico sugerido pela leitora Luísa Macedo, 17, explica como funciona o dispositivo

 

Trainee de diplomata

Programa jonves embaixadores premia 35 alunos do ensino publico com uma viagem de três semanas aos Estados Unidos

 

Justeza seja feita

Calça ajustada vira coisa de homem (que não liga pra conforto)

 

Você é o crítico

Estréia da seção, com texto da leitora Luísa Jubilut

 

02 Neurônio

Nina Lemos, Raq Affonso e Jô Hallack estreiam a coluna em novo formato.

 

Internets

O colunista Ronaldo Lemos apresenta Fred, um jovem fenômeno do Youtube.

 

Jairo Bauer

O colunista de sexo e saúde comenta a repressão ao consumo de maconha no campus da Puc-SP.

 

Só Baixando

Marco Aurélio Canônico indica o documentário sobre uma pintora de 4 anos de idade.

 

Top Top

Os hits da semana no mundo pop.

Escrito por Tarso às 18h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Xiloceasa

Xilogravura de Dênis AraujoA exposição Xiloceasa, que estreia terça-feira (16/6) no Estúdio Buck Escritório de Arte, traz exibe xilogravuras de 17 adolescentes que moram em comunidades próximas à Ceagesp.

São 56 obras feitas com a técnica de talhar desenhos em um pedaço de madeira, que em seguida vira um carimbo para imprimir a arte em papel ou tela. Os alunos aprenderam a técnica em oficinas da ONG Ateliê Acaia.

A exposição vai até o fim de julho e a entrada é gratuita.

Veja aqui algumas xilogravuras da exposição.

Serviço: r. Lopes Amaral, 123, Itaim Bibi, tel.: 0/xx/11/3846-4028.

Escrito por Tarso às 18h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Line up do Project Independent

Dia 20 o festival americano Project Independent aporta no Brasil, mais precisamente em São Bernardo do Campo, com bandas que fundem rap e rock pesado. Conheça os artistas princpais do festival:

Il Niño (www.ilnino.com e www.myspace.com/ilnino)

Integrado pelos brasileiros Diego Machado (vocal), Diego Verduzco (guitarra) e Daniel Couto (percussão), o auto-intitulado “multiétnico” Ahrue Luster (guitarra), o americano Lazaro Pina (baixo) e o peruano Dave Chavarri (bateria), o grupo surgiu em New Jersey em 1999. O grupo de nu metal, na linha de bandas como Linkin Park, P.O.D., Slipknot, Soulfly e Deftones, participou de festivais de grande porte, como o Ozzfest e o Jagermeister.

Discografia: Il Niño EP (2000), Revolution Revolución (2001), Confesión (2003), One Nation Underground (2005), The Best Of Il Niño (2006), The Undercover Sessions (2006) e Enigma (2008).

Skinlab (www.myspace.com/skynlab)

Originário da bay area de San Francisco (EUA), faz um rock pesado com muito groove, e é forte rival em termos de popularidade do badalado Machine Head, que surgiu na mesma região. É integrado por Steev Esquivel (vocal e baixo), Steve “Snake” Green (guitarra), Paul Hopkins (bateria) e Glenny Telford (guitarra).

Discografia: "Bound, Gagged and Blindfolded"(1997), "Eyesore" (1998), "Disembody: The New Flash" (1999), "Revolting Room" (2002), "Nerve Damage" (2004) e "Skinned Alive" (2008).

Skinculture (www.myspace.com/skinculturetribal)

A banda foi criada em 2004 na cidade de Mogi das Cruzes (SP), e no ano seguinte, lançou o disco de estréia, "Humangedom". Este trabalho, segundo eles, ultrapassou a marca de 100 mil cópias vendidas, em um total de 40 países. Tocaram com o Sepultura no Monsters Of Metal Rock 2007, na Argentina. Em 2008, abriram os shows da turnê brasileira do P.O.D.. "The Earth Spits" (2009), seu mais recente CD, conta com as participações especiais de Glenny Telford (do Skinlab) e Nacho Mingone (do Bruthal L).

Hyro da Hero (www.myspace.com/hyrodaheroz)

O rapper americano mescla hip hop e rock pesado em sua música, e já cantou ao lado de gente do naipe de 50 Cent, Deftones, Hatebreed, Suicide Silence, The Used e DJ Quik. Nascido em Boston, ele se criou musicalmente na cena de Los Angeles.

O festival também terá apresentações de mais três bandas: Black Swan, Libra e Bacteryology.

Escrito por Tarso às 18h04

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fresno na rua

Foto: divulgação
A banda faz pose com a "Fresnovan"

Na próxima quinta-feira (18/6), às 11h, os músicos da banda Fresno vão pegar uma van e fazer um show surpresa nas ruas de São Paulo: o lugar exato da apresentação será escolhido na hora.

Mas o Folhateen conseguiu, com exclusividade, a lista dos cinco endereços que a banda cogita para o show. São eles:

- Rua Augusta, na Consolação.

- Rua Almeida Torres, na Liberdade.

- Rua Jaguaribe, em Santa Cecília.

- Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, na Bela Vista.

- Rua dos Timbiras, na região da Santa Ifigênia.

Como os lugares são distantes entre si, quem quiser ver o show vai ter que escolher um destino e apostar nele. A chance de acerto é de 20%. ;) 

Escrito por Tarso às 17h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O Kanye tá GaGa!

Você não sabe quem tá junto... O Kanye West e a Lady Gaga!

Mas não junto daquele jeito -- se bem que já faz três dias que ele terminou o namoro com a modelo Amber Rose.

O rapper disse hoje cedo no programa de TV americano "The View" que ele e a mais nova musa do pop vão fazer uma turnê juntos pelos EUA.


Kanye pediu com jeitinho... (Foto Reprodução)

West não disse quando começa a turnê. Só falou que não chamou a esquisitona de 23 anos para ser seu show de abertura: quer cantar todas as músicas em dupla.


...e, de olho na fama, GaGa topou (Foto Reprodução)

Será que a versão rap de "Poker Face" vai funcionar?

Escrito por Chico Felitti às 16h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tetris, passado, presente e jogatina

Essa semana o Tetris fez 25 anos! Aqui vão alguns links para se informar sobre essa história - e jogar, é claro. ;-)

Primeiro, o básico: tetris para jogar online. Depois, um pouco de informação, que não faz mal, né? A wikipedia tem um verbete cheio de curiosidades sobre o jogo em português e em inglês (bem mais completo).

E dois vídeos: um já foi bem popular na internet, mas é bem legal: Tetris humano! O outro é de um documentário da rede britânica BBC (em seis partes) chamado "Tetris: From Russia with Love" ("Tetris: da Rússia com Amor"). Como quase tudo que a BBC faz, ele é bem bacana e tem a participação do próprio criador do jogo, o russo Alexey Pajitnov. Mas está em inglês.

Escrito por Tarso às 14h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Infográfico de Guantánamo

Outro dia lembramos no Twitter uma matéria que saiu no Folhateen sobre a prisão de Guantánamo (que aliás, foi o primeiro post desse blog), mas naquela ocasião o infográfico que abria a matéria não foi publicado na internet.

Ele mostrava uma vista aérea da base americana com alguns detalhes sobre os diferentes campos de prisioneiros que existem lá.

O designer que fez o infográfico com a gente o colocou no Flickr para quem quiser vê-lo online.

Escrito por Tarso às 13h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mundo Música 9/6

Logotipo do Partido Pirata

Piratas, mas com direito a voto

Todo o mundo sabe que esse povo da Escandinávia é chato. Eles são ricos, megaorganizados e (quase) todas as mulheres são loiras de 1,80 metros. Imagina que tédio.

Mas eles são que nem nerds, chatos que a gente não pode ignorar nem perder o respeito. Afinal, é lá que inventam coisas como o site sueco Pirate Bay, que facilita a vida de quem faz download de músicas e filmes mundo afora.

Todo o mundo sabe também que eles estão sendo processados por associações de indústrias e perderam a causa em primeira instância - agora está rolando o recurso.

Pois é lá na Suécia também que inventaram o Partido Pirata. Isso mesmo. Um partido cuja missão é defender "a reforma das leis de direitos autorais, acabar com o sistema de patentes e garantir que os cidadãos tenham tenham privacidade e respeito", segundo está no site oficial do partido. Bonito, né?

Quer melhor? Nas eleições dessa semana, o partido garantiu um assento no Parlamento Europeu. Alguém para brigar pelos internautas que defendem o download.

In Rainbows 2 na rede

No fim de 2007, o Radiohead colocou o álbum "In Rainbows" à venda on-line, e os fãs poderiam comprá-lo por quanto quisessem. Vendido nas lojas, o álbum trazia um segundo CD, com 8 músicas que não estavam à venda online. Não estavam. Porque hoje a banda lançou a versão online, vendida aqui, por 6 libras (uns R$ 24). Aliás, aproveite a visita ao Dead Air Space, uma espécie de blog da banda, para ler os posts de Thom Yorke e companhia.

Jack White, músico do White Stripes e do Racounters

White em voo solo

Sabe o Jack White, do White Stripes e do Racounters? Pois é. Ele tinha uma banda que na verdade era ele e mais uma - sua sister Meg. Bombou. Depois, sentiu-se solitário (ou cansado), e montou uma com uns brothers. Bombou também. Agora, a revista Music Connection diz que ele tem um projeto solo em mente, para lançar no ano que vem. Será que bomba?

Vem aí o terceiro

Ah, e a gravadora Domino divulgou o nome do novo disco do Arctic Monkeys. Será Humbug, e chega às lojas (no Japão) em 19 de agosto. Ora, na Wikipedia já tem até o set list do álbum.

 

Escrito por Tarso às 19h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Novo título da Shonen Jump está online

Fãs de HQs, estreio hoje no blog a continuação da coluna que começamos no projeto novo do Folhateen, segunda-feira passada. O nome vai ser "Quadro a Quadro". A ideia é falar de quadrinhos, principalmente mangás -- já que sou um fã dos títulos japoneses e não consigo esconder isso de ninguém. Se tiverem sugestões de temas, por favor me escrevam!

A dica de hoje é dar uma passadinha no site da Shonen Jump (uma das principais editoras de mangá, no Japão) e ler os gibis que estão on-line, de graça. Eles colocaram dois capítulos do Dragon Ball, mas a essa altura do campeonato falar de Goku e de esferas do dragão... Né? Preferi me concentrar no "Akaboshi".

"Akaboshi" é uma das novas apostas da SJ. Começou em maio e, por enquanto, está indo para o terceiro capítulo. A história se passa na China, no séc. 12, durante a dinastia Sung. No primeiro capítulo, que dá para ler pela internet, é apresentado o personagem "Taiso, o meteoro" [Olhem só, temos um Tarso na equipe, até que os nomes se parecem, né?]. O Taiso corre tão rápido que vira fogo, por isso o apelido.

O mangá parece bacana. O traço não tem muito estilo, mas é limpo, claro e tem linhas de movimento bem dosadas. Se você faz parte da geração que consegue ler on-line (eu odeio), dá uma olhada aqui. Vai precisar instalar um software chato, para garantir que você não vá copiar o mangá pro seu computador, mas tudo bem -- é indolor.

Escrito por Diogo Bercito às 17h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Câmera Teen, primeira rodada

Mais novidades... Outra seção inaugurada essa semana é a Câmera Teen, que funciona assim: o leitor manda o link de uma imagem - foto ou vídeo - bacana. A gente vai divulgar e ver o que o pessoal acha, contando cliques e lendo comentários. A imagem da semana - ou a melhor, ou a mais comentada, ou a mais clicada - vai para o jornal com o nome de quem indicou.

As primeiras sugestões de vídeos vieram do bate-papo com a redação no MSN. Aqui vão elas para vocês verem, votarem e comentarem. E mandem as suas sugestões!

Imagem 1 - Clipe de Foo Fighters, Jimmy Page e John Paul Jones tocando "Rock n' Roll".

Imagem 2 - Video sobre do Nike Kicks, que a empresa americana lançou com a revista Nylon

Imagem 3 - "Atoron Perigon". 16 segundinhos. Só vendo.

Imagem 4 - Laila Dominique. Cada faxina é um "frash". "Sou chique de doer". Que risada é essa?? Figuraça.

Imagem 5 - Wendy Sulca, a Maysa peruana canta e dança.

E aí, curtiu alguma? Vote na sua preferida! Ou comente!! Ou mande uma melhor ainda!!!!

 

Escrito por Tarso às 21h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Agenda Cultural (8/6)

 

TEATRO

Hoje, às 19h30, no SESC Consolação tem uma leitura dramática, com figurinos, cenários e tudo, de “The Zoo Story”, primeira peça da carreira do americano Edward Albee, que ficou famoso com “Quem Tem Medo de Virginia Wolf” e já ganhou três prêmios Pulitzer. Albee usa situações fantásticas, surreais, para falar sobre as esquisitices do homem moderno.

Em "The Zoo Story" ele mostra o que acontece quando Peter e Jerry se encontram num banco qualquer do Central Park e começam a conversar. Só que eles são muito diferentes: um vive o sonho americano: tem família, animais de estimação, mora numa casa grande e tem emprego fixo, e o outro vive sozinho, abandonado por tudo e por todos. Claro que eles não se entendem, e a conversa vai ficando cada vez mais tensa, até concluir tragicamente.

Sesc Consolação: r. Dr. Vila Nova, 245. Tel: 0/xx/11/3234-3000

CINEMA

Hoje é segunda-feira, dia de ingresso mais barato no HSBC Belas Artes (r. da Consolação, 2.423. Tel: 3258-4092). A inteira custa R$ 8 e a meia, R$ 4.

Boa chance para ver “Caramelo”, que estreou sexta e mostra o dia a dia de umas libanesas que trabalham num salão de beleza. Dá tempo de pegar a sessão das 20h30.

Ou “A Mulher Invisível”, comédia com Selton Mello e Luana Piovani, que também estreou sexta-feira. Sessão às 18h40 e 21h.

 

Escrito por Tarso às 18h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Só Baixando

O novo Folhateen, que estreou hoje no jornal, vai ter uma coluna semanal que vai aparecer aqui no blog também, chamada "Só Baixando".

Criamos ela para indicar coisas bacanas que só dá pra encontrar na internet, seja porque nunca chegaram ao Brasil ou porque já chegaram, mas sumiram.

Para estrear, indicamos o documentário "The King of Kong".

O filme, dirigido por Seth Gordon, é sensacional: ele conta a história (real, vale lembrar) de Steve Wiebe, um simpático e pacato professor de ensino fundamental dos EUA que um dia decide tentar quebrar o recorde mundial de "Donkey Kong" no fliperama.

Só que o recorde pertence a Billy Mitchell, eleito "o jogador de videogame do século" e dono da melhor pontuação de "Donkey Kong" por mais de 20 anos. E Billy joga sujo para manter seu recorde.

Eu sei, essa descrição leva a crer que o filme é "coisa de nerd", e uma parte das pessoas deve se perguntar "que graça tem assistir a um filme sobre dois nerds disputando o recorde de um fliperama?".

Bom, você vai ter que confiar e assistir. Porque o documentário é tão bem feito, os personagens são tão incríveis e a disputa é tão mirabolante, que você mal consegue acreditar que aquilo tudo aconteceu mesmo. É real, mas parece ficção - parece tanto que os estúdios New Line compraram os direitos da história para fazer uma versão de ficção. Mas, o que quer que eles façam, não vai ficar melhor do que a história do documentário (abaixo, o trailer e um clipe do filme).

Escrito por Marco Aurélio às 11h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Top Top da semana

Hoje o Folhateen inaugura sua nova cara e, com ela, estreiam várias seções novas. Uma delas é a Top Top, que é um termômetro do que está bombando no mundo pop.

Na edição impressa destacamos o primeiro lugar de cada ranking. Aqui damos as listas completas e os links dos clipes das músicas e dos trailers dos filmes para você clicar.

Top Singles Reino Unido

Lá no Reino Unido, Dizzee Rascal e Armand Van Helden estão bombando nas lojas há dez semanas com o single "Bonkers", um batidão daqueles que faz todo mundo correr para pista nos primeiros acordes. Mas "We Made You", de Eminem, ainda é de longe a com mais fôlego da parada britânica: 26 semanas entre os mais vendidos. E a entrada de "Poker Face" na lista, em 11º, mostra que ainda vamos falar muito dessa Lady Gaga - e ouvi-la.

1 - Bonkers, Dizzee Rascal/Armand Van Helden
2 - Boom Boom Pow, Black Eyed Peas
3 - Release Me, Agnes
4 - Number 1, Tinchy Stryder Ft N-Dubz
5 - Red, Daniel Merriweather
6 - Kiss Me Thru The Phone, Soulja Boy Tell Em Ft Sammie
7 - In For The Kill, La Roux
8 - Untouched, Verônicas
9 - Not Fair, Lily Allen
10 - We Made You, Eminem

Fonte: BBC Radio 1 (25 a 31/5)

As mais tocadas no rádio

O empate na primeira colocação é simbólico: o dial paulista está bem dividido entre as músicas para pista, sertanejos e pagodeiros.

 

1 - The Pussycat Dolls, I Hate This Part

1 - Bruno & Marrone, Não Tente Me Iimpedir - Ao Vivo

3 - The Black Eyed Peas, Boom Boom Pow

4 - Beyoncé, Halo

5 - Ornella Di Santis Part.Belo, Agenda

6 - Ne-Yo, Mad

6 - Lady Gaga, Poker Face

8 - Victor & Leo, Nada Normal

9 - Grupo Sorriso Maroto, Ainda Existe Amor em Nós

9 - Edson & Hudson, Pra Não Chorar

9 - Rihanna, Rehab

 

Fonte: Crowley, em São Paulo (27 a 31/5)

Filmes mais baixados

Entre os filmes, finalmente Wolverine perdeu a liderança. Seu sucessor é Coraline e o Mundo Secreto, a história de animação em estilo fantástico de Neil Gaiman – autor de Sandman. O filme estreou no Brasil faz tempo, em 13 de fevereiro, mas, passada a onda de Wolverine, seu fôlego continua. Nessa semana, aliás, o filme do mutante também perdeu para Heróis.

1 - Coraline e o Mundo Secreto
2 - Heróis
3 - X-Men Origens: Wolverine

4 - Fired Up
5 - Uma Noite no Museu 2
6 - Ele não está tão a fim de você
7 - The Sniper
8Star Trek
9 - Crank: High Voltage
10 - Operação Valquíria

Fonte: Torrent Freak (27 a 31/5)

Escrito por Tarso às 09h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.