Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 


Zac Sunderland acena ao chegar de sua volta ao mundo (Crédito: LA Times)

Lembra de nossa reportagem de capa da edição de 30 de março, em que falamos de dois adolescentes que tentavam dar uma volta ao mundo sozinhos, cada um em seu barco? Pois o americano Zac Sunderland completou a sua missão na quinta-feira, quando "estacionou" seu barco Intrepid no pier da vila de pescadores de Marina del Rey, na Califórnia.

A viagem começou em 14 de junho de 2008, durou treze meses e fez dele a primeira pessoa a realizar a façanha com menos de 18 anos - quando saiu, ele tinha 16, e agora, 17.

Mesmo entre pessoas mais velhas, o clube de circunavegadores solitários é seleto. Segundo a revista especializada American Sailing, em toda a história, apenas 250 pessoas deram uma volta ao mundo navegando sozinhas. Enquanto 300 pessoas subiram o Everest só neste ano.

Em sua chegada, Zac lançou palavras de estímulo às pessoas da sua idade:

"Acho que a sociedade coloca os jovens numa caixa - gente de 15, 16, 17 - e não espera que elas façam muito além de ir à escola e jogar futebol e coisas como isso. Isso [a viagem] só mostra que eles podem fazer muito mais com uma forte ambição e vontade. Meu conselhyo é sair por aí e fazer suas coisas com tudo que você pode".

Agora, o inglês Michael Perham - o outro adolescente que está dando uma volta ao mundo sozinho em um barco - pode quebrar o recorde de Zac e tornar-se a pessoa mais nova a realizar o feito. Basta completar a viagem nos próximos três meses e meio, já que essa é a diferença de idade entre os dois.

Escrito por Tarso Araujo às 11h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Segunda (20/7), no Folhateen



Jovens em Foco

Cinema brasileiro investe em histórias de adolescentes; falamos sobre "As Melhores Coisas do Mundo" e "Sonhos Roubados" e explicamos como funciona um set de cinema

 

Local de trabalho: faculdade

No segundo capítulo da série “Por onde eu começo”, falamos sobre as opções de monitoria e empresa júnior

 

Sorria, você está sendo isolado

Quarentena por suspeita de gripe A vira férias adiantadas para uns e chateação para outros

 

Quero ser Galvão

Adolescentes gaúchos treinados em videogame se destacam em reality de narração de futebol

 

Jairo Bouer

Na coluna Sexo&Saúde, o colunista comenta táticas mais liberais de educação sexuais, adotadas no Reino Unido

 

Ronaldo Lemos

Nosso colunista de internet fala sobre #forasarney e #gorillapenis

 

Álvaro Pereira Junior

Explica porque ainda aguenta ouvir falar de Michael Jackson

Escrito por Tarso Araujo às 19h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Star Wars

The Cast of Star Wars

Da esquerda para a direita: Han Solo, Darth Vader, ChewbaccaLuke Skywalker, Princesa LeiaR2D2

Escrito por Marco Aurélio às 14h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Capoeira na telona

Assistimos ao trailer de "Besouro" aqui na redação e ficamos na maior expectativa. Ele tem várias de cenas de lutas de capoeira, coreografadas pelo mesmo cara de "O Tigre e o Dragão" (aquele dos chineses que voam sobre os bambus), música de Gilberto Gil e distribuição da Globo.

Quer dizer, vai dar o que falar.

Dêem uma sacada no site: tem outros vídeos, entrevistas bacanas com pessoas envolvidas na realização do filme e muitos dados sobre a produção.

Escrito por Tarso Araujo às 17h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quanto hetero você é?

Esse site analisa seu perfil no Twitter e diz seu "índice de heterossexualidade". Talvez possa ser meio preconceituoso, mas é divertido.

O engraçado é que ele pede que você diga se é homem ou mulher. Como somos um caderno unissex, vá lá, arrisquei dizer que somos um "boy" e depois uma "girl", para  ver no que dava.

No sexo masculino, deu 83% hetero, com a mensagem:
"You're as hetero as black coffee. Bitter, unpretentious and doubtless popular. But what's the deal with that burnt aftertaste?" (Algo como "Você é hetero como café preto. Amargo, despretensioso e indubitavelmente popular. Mas qual o lance desse gosto de queimado depois de provar?").

No feminino, deu 86% hetero! A mensagem:
"Wow! You're double hetero. Most people might think that single hetero is enough. Not you. No, you must be both blind and deaf to doubt about you." ("Uau! Você é duplo-hetero.  A maioria das pessoas poderiam pensar que um só hetero é suficiente. Não você. Não, você deve ser tanto cego quanto surdo sobre dúvidas a seu respeito").

Engraçado que somos mais heteros como mulheres do que como homens. E olha que não tem nenhuma mulher na redação... hehehe

Diversão à parte é analisar o resultado de algumas celebridades como Barack Obama e Britney Spears.

Escrito por Tarso Araujo às 19h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cuidado com o buraco

Semana passada começou a circular a notícia de que uma jovem de 15 anos caiu num bueiro em Staten Island, em Nova York, enquanto escrevia uma mensagem de texto no celular.

"Começou", escrevi, porque ela está repercutindo até agora em jornais de outros cantos dos EUA e do mundo. Ontem a ABC fez até um vídeo com a garota.

Achei um exagero isso virar notícia, e ainda mais render tanto. Porque Alexa Longueira, a vítima do bueiro (ou da própria distração), não quebrou nenhum ossinho. Apenas ralou as costas e os braços - ainda bem.

A única explicação para a notícia é a preocupação dos editores americanos em espalhar a mensagem "não ande enquanto escreve ou fala ao celular", mais ou menos como a "não dirija depois de beber".

Afinal, quem nunca se distraiu escrevendo uma mensagem de texto, não é?

O máximo que aconteceu comigo até hoje foi perder o ponto de ônibus.

Alguém aqui já mereceu virar notícia por causa de uma mensagem de texto?

Escrito por Tarso Araujo às 18h46

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Todd McFarlane anuncia novo gibi

HauntSabem o Todd McFarlane? Bom, deveriam. Ele acabou de anunciar que vai lançar uma nova HQ em outubro deste ano. Vai se chamar "Haunt".

Um resumo para quem está perdido: o cara fez MUITO sucesso no mundo das HQs no final da década de 80 e no começo da de 90, principalmente quando passou a desenhar o Homem-Aranha, criando uma nova concepção visual para o personagem.

Para ter uma ideia de como era o traço dele, clique aqui ou aqui e preste atenção na teia suja e na quantidade de detalhes das cenas.

Depois disso, Todd McFarlane saiu da Marvel e criou o badaladíssimo Spawn. Teve HQ, desenho animado e filme. Mas o que fez sucesso mesmo foram os action-figures de colecionador (bonequinhos caros e cheios de detalhes, daqueles de deixar na prateleira, longe do seu irmão mais novo).

Clique aqui para ver a cara do monstro cujo gibi de estreia vendeu 1,7 milhões de exemplares (ainda um recorde para trabalhos independentes).

De volta à notícia: o quadrinista anunciou na Comic Con de San Diego que vai lançar "Haunt", seu novo personagem, em outubro deste ano. Ao lado você vê um dos esboços do gibi. Sim, lembra bastante o Homem-Aranha. E isso parece um bom sinal, né?

Escrito por Diogo Bercito às 13h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Top 70 capas da Marvel

A editora Marvel (Homem-Aranha, X-Men, Quarteto Fantástico etc.) tá pirando com essa história de fazer 70 anos. Ok, bom pra nós. Vejam a lista das 70 melhores capas de gibis, no site oficial. A votação foi feita pela internet, com fãs. A vencedora foi a capa de "The Incredible Hulk" número 340, com um desenho do Wolverine. Confiram abaixo:

Escrito por Diogo Bercito às 13h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Agenda Cultural - Paula Mirhan e Wagner Barbosa

Hoje o projeto tem show grátis da cantora Paula Mirhan e do compositor Wagner Barbosa, para lançar o álbum "Amanhecer",  na Fnac Pinheiros, às 19h. A apresentação é parte do projeto Oi Novo Som, que vai mostrar novos talentos em shows nas unidades da livraria em São Paulo.

Escrito por Tarso Araujo às 11h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Funk do Twitter

Esse é o mais novo "estudo" sobre o fenômeno do Twitter. 

Escrito por Tarso Araujo às 11h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Show da Fresno em Sampa

Conseguimos com a produção da Fresno os endereços dos pocket-shows gratuitos que a banda faz em Sampa, na próxima quinta, 16/7. O primeiro acontece a partir das 11h, e os outros logo em seguida. Confira nesse vídeo uma amostra dos shows.

1° - Rua Colonia Da Gloria, 289 - Vila Mariana 

2º - Avenida Bosque Da Saude,639 -  Saude 

3º - Rua Dos Cafezais,165 - Jd.Prudencia

Escrito por Tarso Araujo às 11h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Rapidinhos

Uma coletânea de gente com mãos muito rápidas (e, em alguns casos, pés, como na participação brasileira). Destaque para a menina dos copos e a dos selos!

Escrito por Marco Aurélio às 15h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Só Baixando

Filmes sobre fuga de prisão já se tornaram, há muito tempo, um gênero próprio - e um gênero que, de tão usado, parece já ter esgotado seu potencial criativo.

"Um Sonho de Liberdade", lançado há 15 anos, foi o último filme de fuga realmente memorável; isso até a chegada de "The Escapist" (2008), um belo filme que não chegou aos cinemas nacionais - e, portanto, foi parar no nosso Só Baixando.

O filme, britânico, mostra esse quinteto da foto acima (que inclui Seu Jorge, na direita) tramando e realizando uma fuga da prisão, depois que o coroa do grupo, Frank Perry (interpretado por Brian Cox, no meio da foto), descobre que sua filha adolescente está se perdendo nas drogas - ele decide que precisa escapar para tentar salvar a menina.

Pela descrição, tudo bem simples; o que o filme tem de interessante é sua estrutura não linear - ou seja, não começa apresentando a cadeia e os personagens pra depois mostrar o plano e, por fim, a fuga; o roteiro vai misturando tudo: ele já abre com a fuga em andamento e vai, aos poucos, apresentando os personagens e a elaboração do plano, em flashbacks. À medida que o filme vai andando, você vai entendendo o que é a fuga - e, quando chega no final, você vê que não entendeu nada, ou melhor, que tinha uma peça que estava faltando (mas que aparece bem no fim).

É um filminho bem dirigido e com boas atuações. Se você gosta desse gênero, vai nessa. Abaixo, o trailer, infelizmente sem legendas:

 

Escrito por Marco Aurélio às 18h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Câmera teen (13/7)

King of the Dogs. Crédito: ReproduçãoA leitora Nina Rocha, 16, de Montes Claros (MG), indicou pra gente o vídeo interativo da música “King of the Dogs”, do novo disco de Iggy Pop, “Preliminaires”. Você pode escolher entre duas versões do clipe (a terceira não rola no Brasil), que mostra um cachorrinho ora vestido de gente, ora vestido de cachorro (!). Veja o vídeo em http://bit.ly/camerateen.

Escrito por Tarso Araujo às 14h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

'Jennifer's Body' em HQ

Vai ter HQ de "Jennifer's Body". Não sabemos se sairá aqui no Brasil, mas a capa é bem bacana. Vocês também estão empolgado para esse lançamento?

Escrito por Diogo Bercito às 13h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Retrato do rapper quando jovem

Pizzol, 'no trampo' aos 17  (Foto Filipe Redondo/Folha Imagem)No Folhateen de hoje, você conheceu o trampo do rapper Lucas Pizzol, que aos 17, lança o disco "16 anos".

Impressionante, né? Mas ele não foi o único "rapprecoce". Pinçamos rimas que rappers fizeram aos 16 anos de idade.

1) "Google me", de Teyana Taylor

Letra
"I'm superb
Fly like a bird
Sixteen with the baddest curves
If you wanna find me
Baby you can google me"

Tradução
"Sou soberba/ Voo como um pássaro/
Dezesseis, com curvas muito más
Se você quiser me achar/ Baby, você pode me 'googlar'"

2) "Know what I’m doin", de Lil’ Wayne

Letra
"Started with some hubbers twelve years old
Man I swear to God I was twelve years old
My mama didn't know and Stunna ain't know 'bout it
'Til the day I got shot they found some money in my pocket
Yeah... I know a nigga named Big Rufus that'll break ya off
I am that f**kin' dude now who the f**k are you?"

Tradução
"Comecei como peixe pequeno com doze anos/
Cara, eu juro por Deus, eu tinha doze anos/
Minha mãe não sabia e Stunna não sabe sobre isso/
Até o dia em que eu levei um tiro e elas encontraram dinheiro no meu bolso/
Sim, eu conheço um "nigga"chamado Big Rufus que vai te quebrar/
Eu sou esse cara f* agora, e você, que m* é você?"

3) Jump - Kris Kross

Letra
"Two lil' kids with a flow you ain't ever heard
And none faking you can understyand every word
As you listen to my cool school melody
The Daddy makes you J-U-M-P"

Tradução
"Duas pequenas crianças com um rima que você nuca ouviu/
E ninguém pode fingir que entende todas as palavras/
Como você ouve minha melodia escolar legal/
O papai faz você pular"

5) "De onde eu venho", de MC Cindy
"Da onde venho, sei, por isso tenho um bom gingado
Cindy não é personagem de desenho animado
Se caso fosse seria Super Shock ou X-Men
Meninas Super Poderosas, He-Man
Nem Super-Man, quem vem de lá também sabe bem"

6) "16 anos" - Pizzol
"Foram muitos 16/ Foram poucos 16/ Foram 16/ Parabéns
De 92 ao infinito / E quero ver bem mais/ Para ver o que eu consigo"

Escrito por Chico Felitti às 12h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.