Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Segunda-feira no Folhateen, 17/8

 

'ELES MORREM CADA VEZ MAIS CEDO'

Conheça Governador Valadares, segunda cidade mais perigosa do Brasil para jovens

VIDA DE PATRÃO

Série "Por Onde Eu Começo?" se encerra com as histórias de quem abriu seu próprio negócio e já administra funcionários e fluxo de caixa

LUZ E SOMBRA

O Folhateen levou quatro leitoras para entrevistar a roqueira Pitty, que falou de carreira, adolescência e traição

 

JAIRO BOUER

Nosso colunista de sexo e saúde conta como começou em sua carreira

 

QUADRO A QUADRO

Resenha de "Có!", quadrinho nacional publicado independentemente por Gustavo Duarte

ESCUTA AQUI

Álvaro Pereira Júnior fala de Woodstock, que chama de "a maior roubada de todos os tempos"

 

NA ESTRADA

Mayra Dias Gomes fala das turnês do segundo semestre e de como economizar para ir a todas (ou escolher entre algumas)

Escrito por Diogo Bercito às 23h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Adote um cão

Nós do Folhateen somos súper a favor da adoção de animais. Mas assistindo a esse programa perdemos um pouco a vontade...

Escrito por Diogo Bercito às 14h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Trailer de Astro Boy

Saiu o novo trailer de Astro Boy. Difícil um fã se decidir se gosta ou não do filme. Afinal de contas, estamos falando ASTRO BOY, um dos maiores clássicos de um dos maiores mangakás (Osamu Tezuka) da história. E, bem, temos o filme de Dragon Ball para nos assombrar, né? Em todo o caso, no Brasil teremos que esperar até janeiro para assistir ao filme. Vejam o trailer e opinem.

Escrito por Diogo Bercito às 19h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Faith No More no Brasil

DivulgaçãoA banda Faith No More, que voltou a fazer shows em junho, fechou sua vinda ao Brasil.

O anúncio foi feito pelo tecladista Roddy Bottum (aquele mesmo que toca piano enquanto o peixe agoniza, no final do clássico clipe de "Epic"), em seu Twitter.

"Finally! BRAZIL!!! The Maquinaria Festival, November 7 in Sao Paulo welcomes FNM!!! tickets on sale Aug 14 at www.ingressorapido.com.br"

Reparem que o negócio já está fechadão. Apesar de o show ainda não constar na agenda do site oficial da banda, já tem data e local acertados para começar a vender ingressos, que vão custar R$ 200 (pista) ou R$ 450 (pista vip).

Reparem também que Bottum estava ansioso para voltar ao Brasil. Pudera, o show que a banda fez em 20 de janeiro de 1991 no Rock in Rio 2, abrindo para Billy Idol e Guns'n'Roses, deve ter sido o maior da carreira deles, com mais de 100 mil pessoas na platéia.

Confira nesse video o arraso que foi o show dos caras no Maracanã lotado, no Rio de Janeiro. Se você não conhece a banda, escute algo no MySpace deles.

Escrito por Tarso Araujo às 18h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bate-papo com Luke Ross, desenhista da Marvel

Hoje o desenhista da Marvel fez um bate-papo com a gente, e falou sobre os bastidores do seu trabalho, a sensação de desenhar o Homem-Aranha, o que acha dos mangás e ainda deu dicas para novos desenhistas.

 

Logo após a conversa, que teve audiência de 340 pessoas, ele ligou para a redação e contou como foi a “aventura”:

 

“Tava nervosão, mas depois foi passando. Engraçado que quando vamos falar para uma galera de carne e osso a gente relaxa mais rápido do que no chat. Acho que é porque eu estava digitando. E meu negócio é desenhar, cara!”, diz o desenhista paulistano, cujo nome verdadeiro é Luciano Queiroz.

 

Confira abaixo o que rolou de melhor no bate-papo com Luke Ross, que aconteceu no UOL, a convite do Folhateen.

Para ler a íntegra, visite o arquivo completo em www.uol.com.br/batepapo.

E veja na nossa galeria de fotos algumas páginas e capas desenhadas por Luke.

 

mano pergunta para Luke Ross: você já desenhava desde criança?? 

Luke Ross: Desde os 6 anos de idade, costumava fazer caricaturas dos tipos mais engraçados da minha família e da vizinhança. 

 

Tarso_Folhateen: Luke, como foi seu primeiro contato com a Marvel? Você pegou seu portifólio e mandou pra lá? 

Luke Ross: Meu primeiro contato com a Marvel foi em 1992. Eu mandei umas amostras dos meus trabalhos para o Estúdio Art Comics de São Paulo e eles levaram até alguns editores da Marvel.

 

Tarso_Folhateen: Que heróis você já desenhou para a Marvel ao longo da carreira? 

Luke Ross: Spider-Man, X-Men, X-man, X-Force, Avengers e Captain America.

 

Editor: Luke, mais brasileiros tem desenhado para grandes editoras e se destacado. Tem algum traço nacional que diferencie os brasileiros como desenhistas? 

Luke Ross: Acho que todos têm muito talento, mas o grande diferencial é sem dúvidas o profissionalismo. Os artistas brasileiros são muito profissionais em prazos de entrega por exemplo.

 

Tarso_Folhateen: Qual o seu ritmo de trabalho? Quantas páginas você faz por dia, em média? 

Luke Ross: Gosto de fazer 5 por semana, mas ultimamente tenho feito uma por dia, 7 por semana.

 

Gutty: Olá! Em quanto tempo pode se formar um quadrinista? 

Luke Ross: É muito relativo, tem que estudar muito, mas conheço pessoas que conseguiram trabalho com poucas amostras apresentadas. Eu por exemplo demorei uns dois anos até conseguir o meu primeiro trabalho. Mas os estudos nunca param. 

 

amauri: Que dica você dá para alguém que quer começar a carreira de roteirista / ilustrador de HQ ?

Luke Ross: Produzir muito e mostrar o seu trabalho para o máximo de pessoas possíveis, principalmente editores.

 

Maurício: Grande Luke!!! E quais trabalhos seus podemos encontrar no Brasil? Sei que o Lançamento de Samurai - O Céu e a Terra foi editado aqui. E na internet? 

Luke Ross: Acredito que o material que estou produzindo serão publicados por aqui em breve. Tem uma história curta que a Marvel publicou na internet no mês passado se chama Reborn Prelude Story. 

 

Lucas Bispo: Luke, o que acha das transposições dos heróis da Marvel ao cinema? Pergunto quanto ao quesito artístico mesmo... 

Luke Ross: Tem pequenas coisas que eu não gosto, mas no geral eu deliro cada vez que vejo um personagem dos quadrinhos em carne e osso na telona. Com o Homem-Aranha, foi mágico ver as coisas que eu só via na minha imaginação acontecendo de forma tão real, como, por exemplo, quando ele se balança por entre os prédios.

 

Tarso_Folhateen: Desenho de super-herói tem alguma característica especial? Já ouvi dizer que a proporção da cabeça deles no corpo é maior que de uma pessoa normal, por exemplo. É verdade? 

Luke Ross: Em relação à proporção, enquanto um ser humano mede em média 7 cabeças de altura, um super herói é desenhado com 8 ou 9 cabeças de altura. Mas a principal característica é o dinamismo que o desenho deve ter. 

 

Rafael Marchesi PR: Qual a sensação de desenhar um personagem como o homem aranha que o mundo inteiro é apaixonado?  

Luke Ross: Cara é mágico!!! Principalmente por ser o meu personagem predileto, aquele que fez parte da minha infância e me ajudou a aprender a gostar de ler e me transformou em um apaixonado por quadrinhos. 

 

Blaz: Luke existe algum personagem dentro ou fora do universo Marvel na qual você é fã e gostaria de trabalhar? 

Luke Ross: Sim, Demolidor!!!!!! 

 

Tarso_Folhateen: Você já criou algum super-herói você mesmo? 

Luke Ross: Super herói, não. Mas sou co-criador do personagem Asukai Shiro que publiquei na revista Samurai Heaven and Earth da editora Dark Horse. 

 

Baulders: Luke, como funciona o processo de entrega dos trabalhos?? Você desenha aqui no Brasil e envia para os editores nos EUA??? 

Luke Ross: Isso mesmo, Bauders. Eu desenho aqui e mando as páginas a lápis para o meu arte finalista que mora na Flórida. Quando eu mesmo faço a arte final eu envio para a Marvel por FTP. 

 

Bruno-Americana: Porque ainda hoje não existem personagens femininas sendo protagonista de historias, sendo apenas usadas como secundarias e com um forte apelo sexual apenas? 

Luke Ross: Discordo, pois existem várias como, por exemplo, Witchblade, Sonja, Mulher maravilha, She-Hulk entre várias outras. O apelo sexual talvez se deve ao grade público masculino que é maioria nos quadrinhos americanos. 

 

Hal Jordan: Boa tarde Luke, parabéns pelo seu tabalho! Já teve algum contato com Mangá? O que você vê de diferente entre a produção nipônica e a ocidental? O que achou das adaptações da Marvel para o Universo Mangá? 

Luke Ross: Gosto muito de mangá, principalmente os de Katsuhiro Otomo e Masamune Shirow. A produção nipônica é muito mais diversificada em relação a ocidental. É incrível a quantidade de assuntos que os Mangas conseguem abordar. Não tive oportunidade de ler as adaptações da Marvel ainda. 

 

Rafaelduarte: Olé, Luke! Gostaria de saber como funciona o contato entre roteiristas e ilustradores. Há um intercâmbio de idéias durante os projetos ou o ilustrador apenas segue o roteiro dado? 

Luke Ross: Normalmente o roteirista entrega um roteiro completo e já aprovado pelos editores, mas eu costumo acrescentar ou diminuir os quadros de uma pagina quando eu acho que isso irá contribuir para o bom entendimento da história. As vezes nós trocamos idéias, mas o ritmo é tão louco que nem sempre é possível um intercambio maior. 

 

Luke Ross fala para Moderadora/UOL: Se alguém quiser ver um pouco mais do meu trabalho ou entrar em contato aque estão os meus endereços virtuais: http://www.myspace.com/lukerosspace, fotolog.terra.com.br/samuraihe, www.comicspace.com/lukeross e www.theartistschoice.com/luross.htm

Escrito por Tarso Araujo às 18h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

70 anos da Marvel no Folhateen

Hoje a Marvel completa 70 anos e é dia de festa. A criadora de Homem-Aranha, Hulk, Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Quarteto Fantástico, X-Men e outros super-heróis está organizando eventos onde serão vendidas reedições dos primeiros números das revistas desses heróis.

Infelizmente, não vai ter nenhuma festinha oficial no Brasil. Para você não ficar completamente na mão, a gente convidou o desenhista Luke Ross para um bate-papo, hoje, no Uol.

O paulistano Luciano Queiroz, 37, o Luke Ross, é um dos brasileiros que desenha para a editora. Na década de 1990, ele trabalhou vários anos para a Marvel e, desde o ano passado, voltou com tudo, desenhando, principalmente, o Capitão América e a saga do clone do Homem-Aranha.

Desenhos de Luke RossVeja na nossa galeria de fotos algumas páginas e capas desenhadas por Luke, e fotos do desenhista.

“A saga do clone funcionou muito bem nos anos 90, mas resolveram mudar o fim da história. Os fãs ficaram revoltados. Agora estão recontando a história original”, diz Luke, que está desenhando esses quadrinhos para a revista Spetacular Spider Man.

Vamos conversar sobre esse e outros assuntos hoje, no chat. Basta você entrar e mandar sua pergunta.

Para participar, acesse
http://batepapo.uol.com.br, hoje, às 17h.

E veja mais trabalhos de Luke Ross em seus sites pessoais:
http://www.myspace.com/lukerosspace
http://fotolog.terra.com.br/samuraihe

http://
www.comicspace.com/lukeross
www.theartistschoice.com/luross.htm

Escrito por Tarso Araujo às 13h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Prova de palco - multimídia

O Folhateen de hoje traz uma matéria sobre os bastidores de um teste de elenco para o musical "O Rei e Eu", que estreia em fevereiro de 2010 em São Paulo, com direção de Jorge Takla.

A equipe de
videocast da Folha de S. Paulo nos acompanhou na apuração da matéria e preparou esse vídeo bacana, em que podemos ver os adolescentes em ação nos testes.


Escrito por Tarso Araujo às 14h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mike Tyson: o novo cabeleireiro de Joe Jonas

Alguém viu Mike Tyson cortando o cabelo de Joe Jonas, no Teen Choice Awards? É real. Além desse aqui embaixo, que mostra o corte em close, tem esse vídeo de um fã na plateia.

Agora vamos esperar para ver com que cara ele vai aparecer depois que alguém cortar direito o seu cabelo...

Apesar da gritaria causada pelo número dos Jonas, quem brilhou na premiação foi Robert Pattinson, que ganhou quatro prêmios por Twitlight - melhor ator de drama, ator mais bonitão, melhor beijo (com Kristen Stewart) e a melhor briga (com Cam Gigandet). O filme ganhou, no total, dez prêmios.

Miley Cyrus e Jonas Brothers ganharam, respectivamente, seis e cinco prêmios.

Escrito por Tarso Araujo às 14h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Top Top

Os procurados

E não é que o pessoal resolveu estudar? Ou será que eles querem mesmo é tirar a enorme quantidade de dúvidas sobre o Enem, que mudou, e mudou com ele o modelo de entrada em diversas universidades?

O fato é que a palavra - ENEM - foi a mais buscada do Yahoo! Brasil no mês de julho, justamente o mês de férias!

O papo sério desbancou até Harry Potter, que está em alta com a estreia de seu novo filme. E mesmo mais de um mês depois de sua estreia em "Transformers, a Vingança dos Derrotados", Megan Fox se mantém na lista dos 10 mais buscados.

1.     
 Enem
2.       Harry Potter
3.       Michael Jackson
4.       CQC
5.       SBT x Record
6.       Megan Fox
7.       Copa Libertadores
8.       Felipe Massa
9.       Romário
10.   Casamento Alexandre Pato

Música mais tocada em São Paulo

Bem, no dial paulistano, o que mais tocou de 27/ a 31/7 foi Halo, de Beyoncé. É impressionante como as paradas daqui repetem os sucessos da parada de lá, dos EUA, mais especificamente, com algumas semanas de atraso.

A invasão só não é completa porque, afinal, a música brasileira tem muitas e variadas ofertas, que estão todas lá no Top 10 de São Paulo. Como o sertanejo de Victor & Léo ("Deus e Eu no Sertão"), o pagode do Grupo Sorriso Maroto ("Ainda Existe Amor Entre Nós") e o reggae do Chimarruts ("Pra Ela").

Bilheterias nos EUA

Nos cinemas a sequência bombou lá, bombou cá é mais previsível ainda. Então, já dá para esperar que aqui o novo filme de Adam Sandler, Funny People" (estria prevista para 4/9),  venha com tudo.

Ou nem tanto assim, porque lá nos EUA, apesar de o filme ter estreado no topo das bilheterias, foi a pior estreia de Sandler nos últimos cinco anos.

No filme, Sandler interpreta um comediante que descobre ter uma doença fatal e, então, decide terminar o casamento. Veja o trailer e diga o que acha...

Escrito por Tarso Araujo às 12h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dragonball cai um degrau

Pois é, as coisas sempre mudam. Não dá pra tomar nada por garantido. A Shueisha (importante editora japonesa) divulgou sua mais recente lista de mangás mais vendidos e espantou: "One Piece" vendeu 158 milhões de exemplares, desbancando "Dragonball" (150 milhões) como título mais vendido da história.

O blog JBox fez duas ponderações importantes em relação a essa notícia: "One Piece" tem 54 volumes, enquanto "Dragonball" tem 42. Por outro lado, a história de Goku está no mercado há quase 25 anos, enquanto a de Ruffy existe há cerca de 12 anos.

Calma, Goku, não precisa ficar irritado... Acontece!

Escrito por Diogo Bercito às 18h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.