Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Preconceito e demissão

Zikerria Bellamy, 17 (Reprodução)Está dando o que falar na imprensa americana a notícia de que um gerente do McDonald's foi demitido por bloquear o acesso de uma adolescente transexual a um processo seletivo da empresa, em Orlando, Florida.

Ao inscrever-se para a vaga, Zikerria Bellamy, 17, não preencheu o item "gênero" do formulário on-line, o que era voluntário e opcional. Ao comparecer numa filial da rede para uma entrevista, o gerente que a atendeu a obrigou a escolher uma opção.

Quando ela escolheu "masculino", o homem não gostou. "Ele ficou bravo. Eu vi a raiva, você sabe, quando você pode dizer que alguém fica bravo", disse a jovem à imprensa.

Mais tarde, no mesmo dia, o gerente ainda deixou uma mensagem de voz na caixa postal da menina dizendo: "Nós não vamos contratá-la. Nós não empregamos 'bichinhas'. Você mentiu para mim. Você disse que era uma mulher".

O incidente aconteceu em 28 julho, mas só agora veio à tona. Os advogados da jovem, que mudou de sexo há seis anos, segundo a BBC, publicaram o recado de voz no Youtube.

O Mcdonald's demitiu o gerente que discriminou a menina e emitiu um comunicado oficial, dizendo que "o comportamento do indivíduo em questão não reflete nossa política de emprego na organização. Além do mais, ele agiu além de sua autoridade e não era responsável por contratações".

Mesmo assim, a ONG americana Fundo de Educação e Defesa Legal de Transsexuais (TLDEF) entrou com uma queixa na Comissão de relações Humanas da Flórida, alegando que a cadeia de restaurantes violou a lei de direitos civis do Estado.

 

Escrito por Tarso Araujo às 15h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Conheça o Walrus

Hoje saiu no Folhateen uma matéria sobre "Eu Conheci Lennon", livro que narra o encontro de Jerry Levitan, então um adolescente de 14 anos, com seu ídolo beatle em 1969.

A experiência também rendeu um curta de animação chamado "I Met the Walrus", que você vê aqui embaixo. O áudio da animação, dirigida por Josh Raskin e ilustrada por James Braithwaite, é a entrevista que John concedeu ao garoto em um quarto de hotel em Toronto.

Na pauta, paz, amor e, é claro, Beatles.

Escrito por Tarso Araujo às 15h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.