Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Nem Pato, nem Ganso: Zebra brilha na África do Sul

por Barbara Arantes

França, Itália, Brasil. Parece que realmente nesta copa, a vergonha veste azul.

O nível de futebol apresentado no mundial de 2010 não foi o esperado pelos milhares de torcedores ao redor do mundo. Seleções como Japão, Coréia do Sul e Paraguai conseguiram ineditamente passar da primeira fase e deixar para trás grandes times como Itália, França e Inglaterra.

O Brasil também não fugiu da zebra e foi eliminado nas quartas de finais. Após uma eliminação dramática, é comum que o torcedor procure encontrar um culpado pelo mau rendimento do jogo Brasil x Holanda.

A superioridade da Seleção Canarinho em relação aos holandeses foi nítida no primeiro tempo com ataques, finalizações e um sistema defensivo eficiente (considerado por muitos o melhor do mundo). Mas, talvez, investir na defesa tenha sido a maior falha do nosso técnico Dunga.

Com 23 jogadores convocados, não havia reservas à altura para titulares importantes como o meia Kaká (que não se encontra em sua melhor fase).

No Brasil, o país do futebol, o que não falta são jogadores de qualidade para a seleção, mas nosso técnico (a teimosia em pessoa) resolveu manter a mesma equipe que vinha trabalhando há três anos. Deixou de convocar meias criativos e ofensivos (como Ganso e Ronaldinho Gaúcho) para levar volantes. Muitos volantes.

Mas, infelizmente, agora já não há mais nada o que se possa fazer.

Durante o segundo tempo, na tentativa de salvar o sonho do hexacampeonato, o desespero tomou conta do time brasileiro, o que resultou na expulsão do Felipe Melo, agravando ainda mais a situação. O Brasil passou de atacante a atacado, e, surpreendentemente, o que tínhamos de melhor (a defesa) falhou. A laranja mecânica se mostrou superior, e ficou com a vaga na semifinal.

O coração do brasileiro foi a mil. Era o fantasma da eliminação mais uma vez assombrando 190 milhões de torcedores. E, assim como aconteceu em 1998 e 2006, a volta para casa em 2010 foi inevitável.

Acabou para o Brasil. Agora, o que nos resta é esperar a "nova seleção brasileira" pós-Copa do Mundo, na expectativa de que novos craques, como Ganso, Neymar e Pato, possam brilhar também com a camisa amarela.

Tristeza para quem torceu para o Brasil, alegria para "os do contra".

Escrito por Equipe do Folhateen às 20h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bye Bye Brasil

Reprodução

por Luciana Maria

"Aí sim fomos surpreendidos novamente!"

Quem depois da vitória sobre Portugal e de um bom primeiro tempo  imaginaria essa despedida da copa do mundo?
Quem que não ficou com pena do Julio Cezar?
Quem não riu do Galvão Bueno tentando disfarçar que o segundo gol foi do Felipe Mello?

A maioria de nós está triste, mas uma coisa me alegra, não vou mais querer assistir os jogos e não terei que ouvir o Galvão dizer "O adversário esta gostando do jogo" ou " É ele Luiz Fabiano o Fabuloso!"

Alguém pode avisar ao Galvão que esse apelido não vai pegar igual "Fenômeno" ou "Imperador"? A gente reconhece o esforço do dele, nem deve ter sido ele que inventou essa palhaçada de Fabuloso, mas por favor né?! Não rolou!

É, Dunga, não importa se o casaco era da sorte ou do Herchcovitchnão foi suficiente!

Quem sabe daqui 4 anos, em casa o Brasil não tem mais sorte ou um time melhor?
Se eu fosse técnica do Brasil teria convocado toda a Velha Guarda do Futebol, ai sim! Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, até Pelé podia entrar na dança! rs...
Falando serio agora, já tinha ficado triste com a convocação, gostaria que jogadores mais conhecidos tivessem sido convocados, como Pato, Ganso e Grafite, Neymar, Ronaldo, e agora denovo triste com a derrota do Brasil...

Que fazer? Para os anti-Dunga, a noite é de festa.

Ele já declarou que não será mais técnico da seleção, tudo bem, continuamos achando o casaco dele ... legal...

É isso aí...

Minha torcida fica para a Argentina e a de vocês?

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Equipe do Folhateen às 20h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Olá,

O blog do Folhateen estreia hoje um novo espaço de interação dos leitores do caderno com nosso grupo de apoio: uma turma de 20 jovens que visita a redação toda semana para discutir, criticar e sugerir reportagens para o caderno.

O blog do Folhateen será uma zona livre em que eles poderão comentar cada edições, mas também publicar contos, fotos, vídeos ou dicas bacanas sobre os mais variados assunto.

Sua opinião é muito importante e pode ser feita através de comentários a cada post. Participe!

Escrito por Equipe do Folhateen às 10h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.