Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Jovem eleitor

Por Barbara Arantes
@babi_arantes

Tirar o título de eleitor aos 16 é um privilégio de assumir o quanto antes seu papel como cidadão. Foi o que eu fiz um mês após meu aniversário.

Hoje, com 17 anos, não serei obrigada a ir às urnas no dia 3 de outubro. Mas, diferentemente da maioria dos meus amigos, votarei. Não apenas pelo simples fato de exercer a democracia, mas sim por ainda ter esperança, por acreditar que o país pode progredir e por não me acomodar com a eleição cada vez menos consciente de políticos cada vez mais desonestos.

Corrupção sempre existiu, a história do nosso país marcada por exploração dos menos favorecidos que o diga. Mas, baseados nos últimos acontecimentos de um passado não muito distante, os jovens têm se desiludido com a política, e, em vez de se revoltarem e tentarem buscar algum tipo de mudança, muitas vezes se sentem conformados, dizendo frases clássicas como "Todo político é mentiroso" ou "Eu, sozinho, não vou mudar nada". Não era assim no tempo dos nossos pais (muitos estavam de, alguma forma, envolvidos em movimentos que lutavam pelo fim da ditadura militar).

Ou talvez esse descontentamento seja puro comodismo das classes média e alta, já que muitas mudanças que poderiam ocorrer dificilmente atingiriam o bolso e o estilo de vida desses cidadãos. Eles continuariam contando com seus excelentes planos de saúde, frequentando os melhores colégios e universidades, e recebendo suas fartas mesadas podendo assim manter seus luxos.

Não podemos esquecer que fomos nós, brasileiros, quem colocamos e colocaremos os candidatos no poder. Se cada um não se conscientizar e pesquisar a vida política do seu candidato, não teremos o direito de reclamar sobre a falta de ética, uma vez que ninguém cai de paraquedas em Brasília.

Por isso, deixo aqui o meu apelo. Por favor, não jogue seu voto no lixo! Tente fazer diferente, tente fazer a diferença. O Brasil e seus 190 milhões de brasileiros agradecem.

É triste ver o desinteresse de muitos jovens com relação à política. Esse é um dos fatores que levaram ao decréscimo do número de eleitores com menos de 18 anos.

 

Visite o site do Folhateen!

 

Escrito por Mayra Maldjian às 18h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.