Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

O esperado terceiro ano

Por Sofia Leão

Depois de anos e mais anos de escola, finalmente chegou: você está no tão esperado terceiro ano.

Tudo parece maravilhoso até você se lembrar que esse é também o ano do vestibular.

E agora? Parece que metade das pessoas já sabe o que quer fazer e a outra metade não dá a mínima. E você está pirando porque você não tem certeza do que quer prestar.
 
Como decidir agora o futuro de toda a sua vida? As férias já estão na metade e você não tem ideia do que vai preencher na inscrição da Fuvest (ou de qualquer outro vestibular).

Os cursinhos te avisam que está na hora de fazer a inscrição, mas pra que se inscrever se você não sabe o que vai querer fazer?

E se você gastar grana com a inscrição e decidir fazer letras? Bom, melhor deixar para o meio do ano. Mas e se você resolver prestar medicina?

Bom, o jeito é respirar fundo e pesquisar. Em sites, revistas, jornais, livros... Se o assunto for profissões, você lê. E vai eliminando as que você não quer até chegar em um "top 10" ou "top 5".

O jeito é não sair surtando. E se você mudar de ideia no caminho... Bom, garanto que outras pessoas já passaram por isso antes de você. É hora de se animar. O terceiro ano chegou. Aproveite.

 

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Mayra Maldjian às 18h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Los hermanos ou os irmãos?

Por Márcia Shimabukuro

O que fazer nas férias? Eu e milhares de brasileiros decidimos vir para Buenos Aires. Somos tantos aqui que estou quase me convencendo que o novo idioma argentino é o português.

Por todos os lados, na rua e até nos corredores da escola onde estudo espanhol é possível ver os brazucas. Raro mesmo é encontrar os próprios portenhos que, devido ao período de férias e ao calor intenso (e que calor!) da cidade, foram para as praias.

A primeira reação que tive ao chegar aqui foi comparar e analisar o lugar. O metrô é muito mais barato, porém é velho e mal cuidado.

Como em toda grande cidade, encontrei pessoas dispostas a ajudar, educadas e atenciosas. Em contrapartida, encontrei também alguns muito arrogantes. Como moro em uma casa de família com outros 7 estudantes (uma belga, uma sérvia, e seis brasileiros) tive que aprender a conviver com culturas diferentes também. A energia de cada um é única.

Ainda estou aprendendo as coisas por aqui, ficar sem a família em um local distante não é fácil. Mas tenho certeza que será uma experiência muito enriquecedora!

A jornada ainda é longa, tenho duas semanas e meia pela frente em Buenos Aires e sigo para mochilar pela Argentina até o meio de fevereiro. Até lá, escrevo contando o que há de melhor por aqui.

Hasta luego!

Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal

Legenda: As duas fotos são vistas do terraço do Hotel Panamericano, no centro da cidade. De lá, é possível ver o famoso Obelisco, aquele que Maradona disse que correria em volta pelado se a Argentina ganhasse a Copa do Mundo.

 

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Mayra Maldjian às 12h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.