Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Despedida de uma teen

Entrei no grupo de apoio do Folhateen no final de 2009. Quando descobri que o grupo existia, mandei um e-mail para os repórteres perguntando se poderia participar. Recebi a feliz resposta de que seria bem-vinda, e então, sem pensar duas vezes, fui.

O ano estava chegando ao fim e eu só tinha participado de três encontros: mas é regra que o grupo se renove a cada ano. Então, por coincidência e erro de percurso, eu tive a oportunidade de conhecer um repórter que ninguém do novo grupo conheceu, infelizmente, o Chico, que era um cara bem legal e foi ganhar o mundo.

Depois de choramingar que não seria justo parar de participar do grupo de apoio porque, afinal, eu não tinha ficado um ano, eles me aceitaram na nova turma de 2010.

E foi aí que o Folhateen começou pra mim.

Quando eu comecei a participar eu estava num momento de transição muito importante na vida de qualquer adolescente, a complicada e precoce fase de escolha da faculdade. Estar no grupo só me fez ter mais certeza de que era aquilo mesmo que eu queria.

Ter a oportunidade de conversar com profissionais da área que você pretende seguir, da maneira mais descontraída, aberta e informal possível, é uma coisa que não tem preço. Entrar numa redação como a do jornal Folha de S. Paulo, pela primeira vez na vida, pra quem pensa em seguir jornalismo, é uma experiência única.

Então, foi assim que eu caí lá no Folhateen. E me orgulho de dizer que o grupo de apoio foi a primeira coisa que eu coloquei no meu currículo como experiência profissional.

Com essa molecada eu aprendi muita coisa, parece bobo dizer que eles ajudaram a “abrir os meus olhos para o mundo”, mas foi exatamente isso o que aconteceu. Quando pessoas muito diferentes se unem, uma imensidade de vivências, hábitos, histórias, tristezas e alegrias são colocadas na roda.

E era exatamente isso o que fazíamos. Trocávamos experiências, boas e ruins. E com isso íamos aprendendo uns com os outros. Hoje, quando eu paro pra pensar, vejo o Folhateen como um treino pra vida.

Mas não pense você que apenas íamos lá jogar conversa fora! Ajudamos também com os personagens que aparecem nas matérias do caderno. Porque um dos objetivos do grupo de apoio é levar aos repórteres o que acontece no dia a dia dos adolescentes. Isso porque, por mais espírito teen que eles tenham, não são mais um deles. E é aí que entramos.

Bom, como promete o título isso é uma despedida, então com muito carinho, respeito e admiração eu agradeço ao Diogo, Iuri, Tarso, Chico, Mayra, Samia, Fernanda e Marco, que foram os jornalistas que fizeram parte do Folhateen enquanto eu estive por lá, e com certeza foram inspiradores.

Quanto à galera do grupo de apoio de 2010, um “obrigada” nunca será o suficiente. Todos vocês enriqueceram, e muito, a minha história!

Beijos salgados de água do mar, encontro vocês pelo mundo!

Aloha!

Por Marilia de Oliveira

 

INSCREVA-SE NO GRUPO DE APOIO E AJUDE O FOLHATEEN A TER A SUA CARA!
Clique aqui: http://www1.folha.uol.com.br/folhateen

 

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Mayra Maldjian às 10h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.