Blog do Folhateen

Grupo de Apoio

 

Banana pras calorias

Ah, o frio! Finalmente a temperatura em São Paulo caiu! Eu logo penso nas delícias gastronômicas outonais e invernais: sopa, fondue, chocolate quente... brownie!!!

Dentre essas iguarias, o brownie, tipo de bolo americano solado e maçudo, é a minha preferida. Como acho o preparo tão prazeroso quanto a degustação, eu encarno o chef britânico Jamie Oliver (de cujo site aprendi essa receita) para ensiná-los a fazer essa gostosura em casa. Prontos?

Ingredientes:

- 250 g manteiga sem sal
- 200 g chocolate amargo picado
- 80 g chocolate do padre
- 65 g farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 360 g de açúcar de confeiteiro
- quatro ovos grandes
Opcional: 50 g de nozes (ou castanhas de caju, do Pará, etc.) picadas

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno em temperatura baixa (aproximadamente 180°C). Coloque papel-manteiga (ou unte com manteiga a farinha) em uma assadeira 25 X 25.

Derreta em banho-maria a manteiga e o chocolate amargo. Adicione as nozes se for usá-las e reserve.

Em uma tigela separada, misture o chocolate do padre, a farinha de trigo, o fermento e o açúcar de confeiteiro, depois adicione a mistura de chocolate, manteiga e nozes . Mexa bem. Bata os ovos e misture com os outros ingredientes até obter uma consistência sedosa

Coloque a massa do brownie na assadeira e asse por 30 minutos. Na verdade, a maior ‘’dificuldade’’ que você pode ter nessa receita é aí. A receita diz para assar por 25 minutos, mas, no meu forno, são pelo menos 40 minutinhos (e na temperatura média!). Como um forno é diferente do outro, não tem como: você tem que se adaptar à receita.

Pode ser que dê errado na primeira vez, mas não desista que na próxima tudo se resolve! A técnica de espetar um palito e ver se ele saiu limpo não funciona com o brownie, pois o interior ficará mais “cru” mesmo, enquanto a fina ‘’casquinha’’ é mais durinha.

Espere esfriar na assadeira, corte em quadrados e sirva com sorvete (ou não, né, nesse friozinho, antes um brownie sozinho do que mal acompanhado!).

Link da receita original: http://www.jamieoliver.com/recipes/chocolate-recipes/bloomin-brilliant-brownies


Por Julia de Oliveira

 

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Mayra Maldjian às 15h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Blind Melon pra vida

Descobri uma banda esses dias: Blind Melon. O álbum homônimo foi lançado em 1992, misturando rock alternativo com folk e até grunge, que estava em alta na época. Três anos depois, “Soup” é lançado. O último álbum antes da morte do vocalista, Shannon Hoon, que morreu de overdose de heroína meses depois.
 
No ano seguinte, é lançado, em homenagem ao filho de Shannon, o álbum “Nico”, com canções anteriormente gravadas e finalizadas pela própria banda. A banda encerra suas atividades em 1999 e depois de um hiato de nove anos retorna com um novo vocalista, Travis Warren, que usa sua voz para a gravação do álbum “For My Friends”.

Blind Melon é uma banda poderosa. No sentido literal da palavra. A voz tão calma e suave de Shannon surge forte e psicodélica. As letras das músicas são excelentes, misturadas com violões acústicos e guitarras distorcidas.

Mas o real motivo de escrever sobre essa banda é que ela marcou minha vida. Sabe aquela música que você escuta e pensa: "Pô, isso eu levo para a vida". É isso. Não tem como explicar melhor. Basta escutá-la e sentir toda a energia. "Change" é um exemplo. Aproveite-a para a tilha sonora da sua vida...

Por Rodolfo Vicentini
 

 

 

Visite o site do Folhateen!

Escrito por Mayra Maldjian às 14h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Blog do Folhateen O Blog do Folhateen é o espaço de interação da seção publicada no caderno "Ilustrada", às segundas-feiras, e escrito pelos jovens que fazem parte do grupo de apoio.
Twitter RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.